Monday, October 20, 2008

Voilà Montréal


Viajei de trem por quase seis horas da
província de Ontário para a de Quebec. Apesar de eu mudar apenas de província, me senti mudando de país. O idioma francês predomina aqui e a mudança de idioma faz muita diferença na cultura de um país. Quebec foi colonizado por franceses e tem um ar latino que Toronto não tem. Toronto é a cara dos EUA. Montreal é a cara da França. Posso dizer que eu simplesmente adorei esta cidade! Segundo meu novo homestay, sabe qual a diferença entre Toronto e Montreal? Em Toronto as pessoas vivem para trabalhar e em Montreal elas trabalham para viver! Sim, percebi essa diferença na cidade. Uma cidade mais vibrante, cultural, com arte, jazz e cinema. Pessoas mais bonitas e interessantes, ou seja, latinas como nós brasileiros.
E por falar em Homestay senti uma mudança muito grande para melhor! Estou numa família quebecois de verdade. Canadenses de nascença. Nada de indianos ou chineses que na verdade não são encontrados aqui. A lingua impõe barreiras culturais que chineses de Hong Kong e indianos colonizados por ingleses não puderam transpor.
A família me recebeu muito bem! Comida ótima e um excelente café da manhã. Me deram liberdade para eu comer o que eu quisesse na geladeira ou despensa. Hoje comi uma deliciosa lasanha com sorvete. Como eu disse, as pessoas dessa província são diferentes para melhor! No primeiro dia o Denis, meu homestay, me levou para conhecer o centro da cidade. Eles são tão atenciosos que fico até sem graça... Vou pedir para morar com eles! Hahaha...
Hoje conheci o Mont Royal, o monte que deu origem ao nome da cidade e que sobre ele pode-se avistar toda Montreal. Tem uma lei que proibe a construção de prédios mais altos que essa montanha. Coisas de países que valorizam sua história, origem, cultura, etc. A foto ao lado foi tirada de um de seus mirantes. Ele está todo colorido nesse outono.

2 comments:

Unknown said...

Oie, sou sua audiência fiel aqui!!!Mas lamento discordar de vc!!! Acredito que vc ainda não tenha ido para o underground ou até mesmo nos bairros próximos à estação Du Parc (linha Azul) e Place des Armes. Na primeira, vc encontra gregos, indianos, paquistaneses e por aí vai... Na segunda, ela fica bem próxima à Chinatown, pq será??Rsrsrsrs... Curtiu o Mont-Royal né? Ele é mais lindo ainda nessa época...Beijo!

Adriana Cuellas said...

Que cidade linda ! Mas ainda sou fã incondicional de Vancouver, mesmo com toda a chinesada por lá..rssss

Adriana Cláudia