Sunday, October 12, 2008

Mais sobre London


No primeiro dia em London eu caminhei muito e não estava disposto a levantar 06:30h da manhã para pegar o trem para Stratford e ficar caminhando mais um dia inteiro. Então levantei 09:00h e tomei tranquilamente um ótimo café da manhã que o albuerque ACBB oferece (minha homestay precisava visitar este albergue para ver o que é um café da manhã descente).
Resolvi trocar a data do retorno para Toronto para hoje (domingo) ao invés de ficar até o feriado aqui. Depois da troca do bilhete fui assistir a uma missa na catedral católica de London. Fui com a pretensão apenas de praticar a escuta do inglês, mas pra falar a verdade gostei muito de como uma missa canadense é conduzida! No Brasil os padres pregam sermões intermináveis com um monte de leituras da bíblia que ninguém presta atenção. Aqui é diferente. A missa é bem objetiva, o padre prega um sermão bem humorado e breve e a missa é quase toda cantada. A duração é de uma hora e pouco apenas. Quando eu frequentava a missa em Mogi durava mais de uma hora e meia...
Os bancos da igreja tem varios livros de hinos da missa e são melodias bem interessantes contendo inclusive a partitura. No momento da comunhão tocou "Jesus, a alegra dos homens" de Bach. Foi até emocionante. Ao final da missa o padre se dirige à porta da igreja e cumprimenta os fiéis. No dia de hoje ele desejava "Feliz Dia de Ação de Graças"...
Depois de uma hora de missa fui andar nessa cidade tranquilíssima. Imagine o movimento de uma cidade do interior num domingo a tarde... Na rua era só eu e os esquilos dos parques. Eu conseguia ouvir meus passos (e olha que eu estava de tênis!). Adorei essa cidade e acho que esse é o tipo de cidade que eu escolheria para morar no Canadá. Uma cidade tranquila, com poucos imigrantes, sem transito, cheia de parques e bem diferente de São Paulo e de Toronto...
Estou escrevendo este post no meu notebook dentro do trem. Apesar da dona do albergue dizer que os canadenses preferem viajar de avião ou de carro a viajar de trem, pois o sistema de trem do Canadá não é barato e nem moderno, ele é muito superior ao sistema que tem no Brasil. Aqui tem amplo espaço para sentar, serviço de bordo, tomada para notebook, acesso a internet sem fio (que infelizmente não funciona direito) e conforto. Na minha opnião o trem é um avião sobre trilhos...

No comments: