Sunday, October 19, 2008

Bye Toronto!


O curso avançado de inglês para negócios internacionais chega ao fim e com ele a minha estadia nessa metrópole, gigante como São Paulo, porém com apenas 25% do tamanho populacional. Minha amiga Adriana Mariko questionou porque eu não comentei nada sobre o curso, mas agora é o momento, hehehe.
O curso foi muito corrido e difícil. Eu esperava que ia ser tranquilo e que não ia precisar estudar, mas não foi bem assim. Na verdade eu estava com mais vontade de passear do que estudar inglês, afinal estudo este idioma há mais de 10 anos...
O livro usado tem apenas capítulos sobre negócios, como abrir um negócio, recursos humanos, gerenciamento de projetos, negociação etc. O mais rico do curso é o vocabulário aprendido. O professor Brian dava aulas muito boas e dinâmicas, com jogos durante a aula para estimular a interação entre os participantes e a conversação. O ponto fraco foram as provas. Eles dão apenas 25 min para fazer a prova e eu sofri muito. Geralmente não conseguia atingir a média. Mas no final deu tudo certo e peguei meu certificado!
A turma que conheci na escola foi muito interessante. É muito legal estar num lugar com gente do mundo todo, com culturas completamentes diferentes e estórias engraçadas. Dentre os colegas que conheci, posso citar alguns acontecimentos, como:
- O venezuelano que dividia a homestay comigo e que tinha o inglês muito básico, não entedia o que ninguem falava, principalmente da homestay. Super desligado, comprava tickets para eventos e esquecia de ir, e super perdido, quando eu saia ele sempre queria um junto para todo lugar, pois não sabia fazer nada sozinho;
- O brasileiro que gastou C$650,00 em cerveja e cigarro nas 2 primeiras semanas e depois não tinha mais dinheiro para nada;
- A mexicana de 18 anos que tinha um inglês melhor que o meu e que adorava fazer as coisas da idade dela, como revistas de adolescentes e dormir, hehe;
- O mexicano que arrumou emprego aqui para lavar pratos, mas o estabelecimento além de pagar menos que o salário minimo para ele, ia ficar 2 semanas sem pagar, como experiência;
- O italiano que foi num cassino no Niágara e perdeu C$500 na roleta;
- Outro italiano que foi numa festa na casa de um cara e quebrou a mesa de vidro do apartamento, esqueceu o notebook lá e depois acusou o mexicano de ter roubado o notebook dele. Italianos adoram uma confusão;
- O coreano que ficava fazendo barulho estranho na sala de aula e ninguem entendia o inglês dele...
Enfim tem muitas outras histórias para contar. Mas agora minha estadia em Toronto ficou na lembrança e tenho que pensar em Montreal! Estou no trem a caminho e aproveitando para escrever este post. São quase 6 horas de viagem e a paisagem da janela com as arvores e o lago é linda! Esse país tem muitas áreas verdes...

1 comment:

Unknown said...

Ai que legal que vc gostou do curso!! Quem sabe faço um desses quando eu for para Toronto!!!
Agora, estou ansiosíssima para saber sobre Montreal heim! E conta sobre a viagem de trem que eu não quis fazer ! Beijo!