Wednesday, October 15, 2008

Mais curiosidades sobre Toronto


Estou encerrando nessa semana minha estadia aqui nessa cidade movimentada e multi cultural. Neste um mês eu pude observar várias características dessa cidade que difere do Brasil, principalmente da cidade de São Paulo onde moro. Segue uma lista mais atualizada:
- Os motoristas de ônibus costumam parar o ônibus e descer para comprar um café em uma lanchonete;
- As pessoas NUNCA te olham e muito menos te encaram, mesmo em relação a um homem para paquerar uma mulher bonita. No metrô, por exemplo, as pessoas ou estão fazendo uma atividade (lendo livro, jogando no celular), ou olhando para baixo ou com os olhos fechados. Eu tenho o "costume" de olhar as pessoas e quando elas percebem que eu estou as olhando, elas ficam constrangidas;
- Em São Paulo a gente tem a Vivo, Claro, Oi e Tim. Aqui é a Rogers, Koodo e Fido (esta última tem o pacote "Fullfido" - que não vale o trocadilho, hehe);
- Hoje foi eleição para primeiro ministro. O voto é opcional e a eleição é em dia útil. Eles ficam espantados quando eu falo que no Brasil o voto é obrigatório;
- Meu professor do curso não consegue falar meu nome e me chama de "Fa";
- Na praça de alimentação dos shoppings tem apenas os seguintes tipos de restaurantes: asiáticos (chineses, tailandeses ou coreanos), mexicanos (apimentados), gregos, indianos ou os fast-foods. Ai que saudade de um que venda um arroz com feijão ou apenas uma salada;
- A palavra "island" se pronuncia /áiland/. Mas não entendo porque a estação do metrô "Islinton" se pronuncia como se escreve;
- Na livraria a gente encontra dicionário de inglês canadense (acredito ser indispensável para quem imigrar para cá);
- O cinema se paga meia na terça-feira;
- A praia canadense tem área reservada para tomar banho, área para andar com cachorro sem coleira, área para patos, área para bicicleta, etc. Se tivesse realmente calor não duvido que eu fosse nadar na área reservada para cachorros sem coleira, hahaha;
- Shopping fecha as 19:00 nos fins de semana. Segundo eles, os funcionários das lojas também tem suas vidas e não podem trabalhar até tarde no fim de semana;
- Durante o dia faz 21oC e de noite faz 8oC. No verão chega a 40oC e no inverno a -30oC;
- Se passa alguma ambulância ou bombeiro na rua todos os outros carros param. Mesmo que na rua só tenha a ambulância e o seu carro;
- Tem uma campanha no metrô incentivando as pessoas a fazerem o teste de HIV, dirigido a todas as raças, credos e orientações sexuais. O site é http://www.luvu2.ca/. Visitem o site e indiquem para um amigo que será doado $1 para cada indicação.

A foto ao lado é um recorte de uma das centenas belas cenas que a gente encontra nessa cidade. O outono a noite...

4 comments:

Unknown said...

Oie,
Depois daquela "enquadrada" de deixar os comments, estou eu aqui, marcando presença. Eu leio tudinho, viu!
Enfim, como o tempo passa rápido, não??? Depois me fala se o Steve Harper foi reeleito ou não!!! Beijo!

Anonymous said...

Cher ami,
Que delícia ler seus comentários. E que bom saber que você está aproveitando, incrível mesmo como o tempo passa já faz um mês...
Quando você volta mesmo?
Beijos
Fabi

Anonymous said...

Você tem ido comer japanese food?
bjs, estou cuidando bem do seu mouse.
Silvia Akioka

Pati said...

Fabricio, li, fiquei com inveja e brava, foi conhecer esse tal de Canada, mas nada de chegar por aqui...