Saturday, November 27, 2010

Poucos dias de trabalho, muitos desafios

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa simples, calma, que minimiza os problemas e que não tem medo de enfrentar novos desafios. Mas mesmo simplificando as coisas e enfrentando os desafios, essa semana foi muito difícil para mim.
Quando eu consegui o trabalho eu havia entendido que eu iria fazer parte de um time, mas na verdade o cara que me entrevistou (que era para ser meu par) estava dando o fora da empresa e estava ajudando a empresa a contratar outra pessoa para ficar no lugar dele. Depois de 3 dias que ficamos juntos na semana passada, ele saiu da empresa e eu tive que enfrentar minha primeira semana sozinho no cargo ao qual fui contratado.
Exemplo do que uma "freezing rain" é capaz de fazer!
Como eu minimizo os problemas eu achei que ia ser tudo tranquilo e não esquentei a cabeça, mas pela primeira vez na vida eu admito que não foi nada fácil. A segunda-feira começou com uma "freezing rain". Para quem não sabe isso é uma característica climática onde a chuva cai e congela quando chega no chão. Isso ocorre quando não está frio suficiente para nevar. Então imagine andar numa calçada com uma camada de gelo! Claro que é fácil de escorregar. Eu tinha combinado com a chefe de chegar mais cedo para ela me passar os projetos, mas não consegui chegar muito cedo não. Minha sorte foi que ela chegou junto comigo.
Eu achei que ela fosse passar os projetos de uma forma didática e aos poucos. Mas na verdade ela falou de vários projetos ao mesmo tempo e bem por cima, incluindo um sotaque indiano muito difícil de entender.
E a semana seguiu com temperaturas sempre negativas, muito vento gelado e hoje nevou e com a neve juntou muita lama na rua. Como não tenho carro, tenho que literalmente enfiar o pesão na lama da neve pela rua e esperar o ônibus no frio... Junto com o clima frio veio o desafio de ter que cozinhar praticamente todos os dias para jantar e levar a marmita para o almoço. Não, aqui não tem "vale-refeição" e o povo não faz nem hora de almoço. Ou vão em algum lugar perto para comprar um lanche, ou trazem comida e comem na própria mesa de trabalho. No máximo que fazem é comer rapidinho nas mesinhas da cozinha, que foi o que fiz a semana toda.
A semana foi cheia de mals entendidos entre a gerente e eu. Tinha hora que não entendia o que ela falava, ou entendia errado, ou não sabia como a cultura canadense funcionava e agia da forma não esperada. Inclusive não estava nada claro pra mim qual eram minhas reais responsabilidades...
Hoje pedi um feedback rápido para ela e era o que ela me disse que já estava pensando em fazer mesmo. Eu achei que ela fosse apontar uma coisinha ou outra, afinal só trabalhei uma semana na empresa, mas não foi bem assim que aconteceu.
Ela começou a apontar uma lista de expectativas que ela tinha em relação a mim e que eu não cumpri na semana. Ela esperava que eu fizesse a gestão de uns 8 pequenos projetos, fazendo todas as atividades esperadas em um projeto. Falou que eu não devo ir na mesa do desenvolvedor que está fazendo uma atividade minha para falar sobre a atividade, pois isso pode tirar a concentração dele e que eu devo falar por email ou chat. Achou um absurdo quando eu passei 30 minutos sem atividade em um dia da semana e não fui pedir atividade para ela. Ao invés disso eu fiquei estudando os projetos que ela me passou.
E o que eu tive que ouvir do meu relatório de horas! Criticou as horas gastas que registrei em cada projeto, falando para lançar menos horas em cada projeto, pois se eu lançasse muitas horas o projeto começava a dar prejuizo e essa diferença eu deveria registrar em atividades de treinamento. Por outro lado se eu registrar muitas horas em atividades de treinamento eu não sou considerado lucrativo para empresa e posso ser dispensado! Então ela sentou do meu lado no registro de horas e pedia para tirar 30 min de um projeto e colocava em outro, etc. Tudo para mascarar os números e não parecer que o projeto deu prejuízo e nem que sou incompetente.
O grande final foi uma atividade que ela pediu para eu delegar ao desenvolvedor, mas que na verdade era para eu apenas pedir que ele fizesse a cotação e que não desenvolvesse. O que aconteceu é que a tarefa foi executada sem aprovação do cliente e se o cliente não aprovasse que ela ia cobrar do meu bolso essas horas. Mas no final ela disse ser brincadeira (porém como dizem, toda brincadeira tem um fundo de verdade).
Bom, essa foi minha semana, com muita pressão, frio e muita coisa pra aprender e compreender! No Brasil a gente conhece todos os jargões e formas de relacionamento que uma empresa tem, mas aqui não conheço nada ainda!
Não vai ser fácil a próxima semana e vou ter que enfrentar um dia de cada vez. Francamente acho que não vou dar conta, mesmo que vcs possam comentar aqui que é para eu não me preocupar, que vou conseguir, mas não estou acreditando muito por enquanto.
Mas estou tranquilo sabe? Como eu sempre digo, não vou morrer e esse é apenas mais um trabalho. Se não der certo terão outras oportunidades. Afinal nossa vida é cheia delas né? Basta a gente fazer como o Pequeno Príncipe: pegar carona numa estrela cadente que estiver passando pela nossa vida e ver para onde ela vai nos levar...

2 comments:

Unknown said...

Oi Fabrício,

O começo é difícil mesmo, ainda bem que vc foi lá e pediu um feedback para ela. Como ela não é canadense, provavelmente foi direto no ponto, o que é muito bom. Com o tempo vc vai se acostumando com o ritmo da empresa, vc vai ver, esquenta a cabeça não... Continuo aqui torcendo por vc!
Beijo!

*Silvia* said...

Também estou torcendo por você. O choque cultural faz parte... Acho que com essas críticas todas, você vai conseguir entrar na linha rapidinho!! Ou melhor, ficar do jeito que eles querem! rsss
beijos