Thursday, November 11, 2010

Dia da Lembrança - Remembrance Day

Fonte: CBC News
Hoje foi um dia muito especial para o Canadá. No dia 11 de novembro se celebra o Remembrance Day, ou Dia da Lembrança. Um dia para lembrar e homenagear os ex-combatentes de guerra, sobreviventes ou não, que lutaram pelo Canadá para que este seja um país livre. Fiquei emocionado quanto patriotismo eu encontrei por aqui. Há 2 semanas as pessoas estão usando uma flor de papoula vermelha na lapela do casaco que simboliza as flores de papoula que cresciam entre as cruzes dos túmulos dos soldados enterrados nos combates. No começo eu queria entender o que era isso, até que o Luiz pesquisou na internet e me contou.
Hoje aqui em Ottawa teve uma celebração muito bonita as 11 da manhã, onde todos os ex-combatentes foram homenageados e as flores depositas sobre o monumento do túmulo do soldado desconhecido, que simboliza todos aqueles mortos e enterrados sem identificação nas guerras. Minha professora do curso de inglês disse que tem um soldado (conhecido no caso) que está enterrado lá.
Eu acho as vezes que celebrar essa data é se orgulhar das guerras que existem, das pessoas que vão lutar ao invés de promover a paz. Esse é o lado triste desta celebração.
Abaixo tem algumas reportagens em inglês que encontrei sobre a cerimônia...
- Video da CBC  : O âncora do jornal estava lá e eu passei por lá depois da cerimônia e até tirei foto dele!
- Reportagem escrita do Jornal

No comments: