Sunday, November 21, 2010

Consegui Emprego (Parte II)

Continuando o relato da conquista do emprego, ao mesmo tempo que eu estava neste processo seletivo, eu recebi uma proposta para trabalhar em Toronto, no banco de Montreal. Logo após ter recebido a proposta de trabalho eu recebi contato para fazer uma entrevista em Toronto. O salário era por hora e o valor era bem razoável! Eu pensei bem e resolvi ficar em Ottawa mesmo, pois eu gosto bastante desta cidade que é bem menor que Toronto, com ar puro, menos trânsito, porém mais fria (acho que uns 4 graus, mas isso é apenas um chute meu pelo que tenho observado na previsão do tempo). Além do mais o gasto emocional de me mudar de cidade agora ia ser grande. Foi bem cansativo e complicado para mim me estabelecer aqui em Ottawa, pois teve a fase de procurar apartamento, comprar as coisas para a casa, etc. Eu teria que fazer tudo novamente se eu me mudasse para lá. Então por enquanto ficarei por aqui mesmo!
Recebi uma lista grande de documentos para providenciar e formulários para preencher, fora a proposta para assinar. Aqui no Canadá tem várias regras a seguir e documentos a providenciar quando se recebe uma oferta de trabalho, por exemplo:
a) Vc tem 24 horas para aceitar ou recusar a oferta de trabalho. Nesse período vc pode levar a proposta para um advogado analisar ou outra pessoa de confiança (exagero total);
b) Vc tem que assinar a oferta de trabalho na presença de uma testemunha que leia a proposta, concorde e testemunhe que foi vc quem assinou e não outra pessoa (demorei muito para entender a explicação da gerente de RH sobre esse processo e achei outro exagero, hahaha);
c) Tem que assinar vários termos de compromisso e confidencialidade (igual tem no Brasil);
d) Tem que tirar antecedentes criminais na polícia e o departamento de polícia cobra uma bagatela de $42.00 para fazer uma consulta no computador e dar um carimbo!!! (roubo total, no Brasil é grátis);
e) Tem que deixar uma folha de cheque em branco, pois nela tem todas as informações da conta corrente e é utilizada para depositarem seu salário;
f) Tirar uma cópia do cartão do seguro social (como o cartão cidadão do Brasil). Aqui não tem carteira de trabalho.
Depois de dar cabeçada para entender e providenciar tudo isso, eu levei este conjunto de documentações no meu primeiro dia de trabalho. O início deste trabalho eu vou descrever em um próximo post...

No comments: