Sunday, October 24, 2010

Diferenças culturais na busca de emprego

Eu gosto muito de falar sobre as diferenças culturais. Estas diferenças eu encontro em todo lugar. Há umas duas semanas atrás eu participei de um workshop de 3 dias sobre "Estratégias de Busca de Trabalho". Antes de chegar aqui no Canadá eu achava que bastava eu traduzir o meu currículo para o inglês, formatando no padrão canadense que eu arrumaria emprego. Mas descobri que não era tão simples quanto parecia... Alguns paradigmas eu tive que quebrar e muitas coisas eu tive que aprender. O treinamento foi desde a busca por emprego até a entrevista. Vai algumas dicas para quem lê este blog e que pretende imigrar para o Canadá.
Buscar emprego:
a) Simplesmente ver uma vaga em um site de empregos e mandar o currículo não adianta. Esse é o ultimo passo a ser seguido. Você tem que prospectar as empresas na sua cidade e entrar muitas vezes em contato com a empresa por telefone para fazer uma "cold call". O que é essa ligação fria? Consiste em telefonar para uma empresa que vc tem interesse em trabalhar e pedir para falar com alguma pessoa do RH ou com alguém de alguma área técnica de interesse. Nessa ligação vc se apresenta e pergunta coisas sobre a empresa, diga que vc trabalha na mesma área e que se interessou muito pela empresa, mas NUNCA peça emprego! Isso é proibido!
b) Networking é essencial aqui também para arrumar emprego!
c) Monte uma carta de apresentação e seu currículo exatamente para a vaga. Nada de ter um currículo padrão e mandar o mesmo para todas as vagas! Um exemplo hipotético: Imagine que a vaga peça 5 anos de experiência e vc tenha 10 anos. No currículo deve estar escrito "mais de 5 anos de experiência..." Eu também achei ridículo mas é assim que funciona.
d) Currículo de 2 páginas? Esquece! Isso é coisa do Brasil na época que vc mandava currículo impresso para a pessoa ler. O currículo deve ter tantas páginas quanto necessário. Meus professores do curso tem currículos de mais de 20 páginas. Hoje em dia os currículos ficam em banco de dados e os recrutadores fazem busca no conteúdo por palavras-chave. Então coloque todas as palavras chaves que vc souber no seu currículo
e) Foi chamado para a entrevista? Nunca chegue atrasado porque vc não vai conseguir o emprego
f) NUNCA comprimente a mocinha do RH com beijo. Aqui no Canadá deve ser cumprimento de mão firme mas na medida certa. Nada de mão mole ou de estrangular a mão do entrevistador. Duas balançadas são suficientes
g) Mantenha contato visual durante a entrevista. A linguagem corporal é muito importante
h) Ao chegar em casa após a entrevista mande e-mail de agradecimento pela entrevista.
i) Após uma semana se não receber retorno mande um e-mail pedindo feedback. Existem modelos para estes emails.
É aqui tem muitos protocolos a serem seguidos. Eu sempre acho que essas coisas são bobagem e que do meu jeito vai dar certo, mas estou descobrindo que não é bem assim...
Esse comentário vai para minha amiga Margareth: Minha professora do curso para profissionais de TI diz que é preciso "see out of the box", traduzindo, é preciso sair da caixa, hahahaha...

3 comments:

Shirlei said...

Mas vc já fez alguma entrevista ? De repente algumas coisas podem ser excesso de zelo do treinamento....

Jesus Federico said...

It is a hard work to look for a job, isn't it?
As one of our classmates said -Actually our job is full time job hunter- :D.

Unknown said...

Vai mais uma dica aí: qdo vc for fazer uma entrevista, a não ser que seja numa consultoria, vc DEVE saber sobre a empresa.Consulta na internet, pergunta para alguém da área, sei lá... Eles sempre perguntam na entrevista: o que vc sabe sobre a nossa empresa? O que eles querem dizer nas entrelinhas é que, se vc não sabe o que a empresa faz, como vc pode estar interessado em trabalhar lá? Dureza, não???
Beijo e continuo aqui torcendo!!!