Thursday, October 7, 2010

Workshops e mais workshops

Olá meus queridos amigos! Para quem vem como residente permanente para o Canadá vai perceber a grande quantidade de workshops disponíveis para os recém-chegados. São sobre diversos assuntos como emprego, curriculo, impostos, escolas, carteira de motorista, equivalencia de diploma, mercado de trabalho, etc, etc... A YMCA é uma das principais provedoras destes serviços e para quem vem para a província que eu estou (Ontário) também conta com uma associação específica (Employment Ontario) que provavelmente deve ter nas demais províncias. Eu me inscrevi num workshop de 3 dias sobre mercado de trabalho, curriculo, carta de apresentação, etc.
Desta fez eu saí do centro comunitário chinês para parar no centro libanês, hahaha... Eu conversei com o palestrante por email e quando eu chego lá descubro que não era o palestrante e sim a palestrante! Nossa, eu tenho que parar de tentar adivinhar o gênero das pessoas pelos nomes delas. Eu achei que o nome dela era de homem e na minha cabeça era um árabe barrigudo e com barba. Cheguei lá era uma mocinha! Hahahaha...
Para minha surpresa a palestra começou atrasada e achei estranho. Ela começou a palestra falando que ela é dentista e que tudo que ela ia falar ela aprendeu sozinha por conta própria. Ela não conseguiu exercer a profissão aqui devido a equivalência de diploma e achei ela bem pra baixo, pessimista, que não tava gostando de dar aquela palestra, etc. Tanto foi que estava previsto para acabar as 16h30 e terminou as 14h00, sendo que ela disse que vai tentar fazer em 2 dias no lugar de 3.
As pessoas que estavam assistindo pareciam bem perdidas, sem saber o básico. Não sabiam se apresentar direito, mal sabiam o que era um cartão de visitas e como montar um. Eu me apresentei e fui bem elogiado, pois eu simplesmente segui as instruções que ela passou antes sobre o que devia ter numa apresentação pessoal. O povo nem isso conseguiu...
Estou fazendo este workshop pois é pre-requisito para usar uns serviços de "coaching" de outro centro comunitário importante daqui. Então vamos lá, pois como eu disse no post anterior o lado bom é conhecer pessoas do mundo todo. Estou pensando em fazer trabalho voluntário no futuro para auxilio de refugiados e outros imigrantes que chegam aqui tão carentes...

2 comments:

Shirlei said...

Nossa, seus posts tem me surpreendido. Não imaginava que o Canadá pudesse receber pessoas tão "imaturas" (no sentido de não estarem prontas pra o mundo ocidental)!?!?!? Que bom que existe essa acolhida aí. Essas pessoas que vc menciona têm grau universitário?

Fabricio said...

Muitos que chegam aqui são recebidos como refugiados e não tem domínio de inglês, não tem estudos, etc. Os profissionais preparados são a minoria