Sunday, September 19, 2010

Uma semana de curso de Inglês!

Enquanto não tenho trabalho, tento ocupar meu tempo livre estudando de graça. O governo canadense oferece aos imigrantes muitos serviços gratuitos, dentre eles curso de inglês e francês, cursos específicos para preparar para o mercado de trabalho, preparatório para o TOEFL (certificação de inglês aceita por muitas universidades para os alunos que não tem o inglês como primeira língua), conversação na biblioteca, etc... Se o curso não é 100% gratuito, é cobrado no máximo uns $25, pois tem o subsídio do governo.
Resolvi começar o curso regular de inglês, em período integral, das 09:00 as 15:00. Fui classificado com nível intermediário a avançado e entrei numa turma que está junta há um certo tempo. Um curso como esse também é uma excelente maneira de se socializar e conhecer pessoas. Pena que nunca vai ter um canadense num curso como esses. Mas minha turma tem um rapaz do Congo, outro do Senegal (acredito que eles tenham vindo como refugiados), um libanês, dois mexicanos, dois chineses (como não podia faltar) e uma romena. A romena se chama Sineta, percebi que os romenos tem nomes engraçados aqui. Espero que ela nunca leia meu blog, hahaha.
Mas o mais interessante é a diferença de culturas. Sabia que se um canadense chegar 10 min antes do combinado na casa de uma pessoa ele tem que ligar antes pra saber se ele pode chegar com esta antecedência? Caso não possa deve fica esperando até dar o horário? Sabia que na Líbia e no Congo o homem sempre paga as contas da casa? Se a mulher trabalha o dinheiro é só para os gastos pessoais dela? Acho que tem muita brasileira que ia gostar da idéia, hahaha.
Mas a melhor é a chinezinha da minha sala. Ela é muito engraçada e sem noção! Em uma aula falávamos sobre o que era melhor: professores com inglês nativo ou não. Aí ela disse que os africanos tem inglês nativo, pois como o homem veio da África, logo o inglês também veio da África, hahahaha... Outra aula discutíamos sobre estereótipos. A professora perguntou se as adolescentes daqui do Canada que andam de micro-saia no verão e nas baladas eram estereotipadas. Todo mundo pensou que sim, estereotipadas como prostitutas (mas isso não tem nada a ver aqui) porém ela disse que eram estereotipadas como "hot" ou seja, sexies, hahaha... Nossa eu dou muita risada com ela.
Muito interessante são as instruções de higiene penduradas na parede da sala. Eu lembro de algumas como:
- Tome banho a cada 1 a 3 dias;
- Após o banho prefira utilizar roupas limpas;
- Penteie os cabelos;
- Escove os dentes pelo menos 1 vez ao dia.
Será que tem gente que não faz nem isso??? Jesus! Como tem gente sujinha nesse mundo hein?
Bom, é isso ai, essa semana começo mais outro curso e vamos indo até conseguir um trabalho... Só espero que esse dia chegue rápido!

No comments: