Saturday, September 11, 2010

Enfim Ottawa! Enfim Internet!

Olá meus estimados leitores! Depois de quase duas semanas sem novidades estou aqui novamente com um post novo. A demora para escrever foi culpa da falta da internet.
Cheguei novamente em Ottawa no dia 06 de setembro. Aqui foi feriado do dia do trabalho (Labour Day) e estava todo o comércio fechado, fazia frio e garoava... Desci na estação de trem com minhas malas na missão de buscar as chaves do apartamento e entrar. Deixei as malas guardadas na própria estação e peguei um onibus para a casa dos brasileiros que subloquei o apartamento deles.
Peguei as chaves e fui para o apartamento. Ao entrar me deparei com um apartamento vazio, sem internet, TV, cama e principalmente comida. Me senti completamente sozinho. Foi triste. Nesse momento que realmente senti que eu estava começando tudo do zero, num pais estranho e sem nada. A vontade que deu era dar meia volta e retornar ao Brasil. Mas veio na cabeça todo o esforço, investimento e preparação para morar no Canadá. Lembrei também de todas as pessoas queridas do Brasil que ficaram torcendo por mim, para que tudo desse certo. Enxuguei as lagrimas e ergui a cabeça e pensei: Isso não é nada e vou superar...
Depois disso a semana foi dedicada para transformar um apartamento vazio em um lar.
Não sei se é interessante as coisas que fiz, mas pode ajudar alguém que esteja vindo para o Canada e não sabe por onde começar:
1. Comprei o básico de comida para começar e alguns utensílios domésticos;
2. Assinei um pacote de internet com tv a cabo. A internet instalaram ontem e a tv vão instalar na 2a feira! Quanta felicidade quando a internet chegou! A primeira pessoa que liguei foi minha mãe! Saudades!
3. Comprei um dormitório numa loja chamada IKEA. Aqui estes bens de consumo são bem mais baratos que o Brasil. Devem ser os escravos chineses quem produzem a um preço tão barato. Comprei uma cama com colchão queen size, uma cômoda, um criado mudo, luminárias (aqui no Canada a sala e quartos não tem lâmpadas no teto), mais artigos de cozinha, tudo por $1300! No Brasil ia sair muito mais caro que isso...
3. Comprei um microondas grande (que nunca foi usado) de uma portuguesa que conheci por intermédio da da antiga proprietária do apartamento. Ainda não fui pegar, mas ela me vendeu por $30. A dica é comprar coisas usadas. Como os bens de consumo são baratos, o povo joga no lixo coisas novas ou revendem a preços mínimos.
4. Comprei algumas panelas e um ventilador dela também por $15. Ganhei alguns cacarecos de cozinha dela. 5. Ganhei uma TV29" (modelo antigo) com rack, DVD Player, Video cassete e um ar condicionado de um amigo de uma brasileira que conheci aqui.
6. Fui na biblioteca central onde fiz a carteirinha e já emprestei um livro. Aqui o povo usa biblioteca de verdade. Elas são ótimas e pode-se encontrar além de livros, periódicos, jornais do mundo inteiro, VHS, DVD, CDs, acessar a internet, etc. Tem até curso informal de conversação para imigrantes (inglês e francês)
7. Segunda comeco o curso de inglês.
8. Atualizei o endereco no HSBC e já pedi o Cartão de Crédito. Aqui sem cartão de crédito você não é nada.
9. Hoje assistir uma palestra sobre mercado de trabalho (detalhes em outro post)...
Para encerrar este post, gostaria de desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO para minha amiga Adriana Martins que também sonha em imigrar com a família para o Canadá! Adriana, muita saúde e felicidades na sua vida! Um beijo grande!

No comments: