Tuesday, August 2, 2011

Um ano de Canadá!

Depois de tantos anos de preparação para a imigração, cheguei aqui e completo hoje um ano como residente no Canadá. Imagino que para quem acompanhou meu processo de fora imagina que passou muito rápido, mas para mim este ano equivaleu há uns 10 anos que eu havia vivido anteriormente. Não é apenas eu quem pensa desta forma. A grande maioria das pessoas que imigram para cá compartilham da mesma opinião.
No dia 2 de agosto de 2010 eu chegava aqui com o Luiz e com mais duas malas grandes e uma caixa de papelão. Eu carregava comigo todas as roupas, principalmente as que eu usava para trabalhar, como também documentos, alguns livros e objetos de valor sentimental. O que ficou para trás foi jogado fora ou deixado na casa dos meus pais...
Chegamos numa segunda-feira quente de feriado em Ottawa. A cidade estava vazia e silenciosa como ela é usalmente. Fomos para um hotel que eu havia reservado por 20 dias e começamos a aplicar pela documentação que todo imigrante precisa. Passeamos por Montreal e Toronto, onde nesta última cidade eu passei meu aniversário com a Adriana
Após o 1o mês o Luiz voltou para o Brasil e eu para Ottawa. Aluguei o apartamento de uma família brasileira que estava se mudando e comecei a batalha. Apartamento praticamente vazio, eu sozinho, muita coisa pra aprender e viver e que naquele momento eu nem imaginava o que estaria por vir...
Começo curso de inglês, conheço pessoas, vejo a temperatura despencar e os dias ficarem cada vez mais curtos e escuros. Arrumo emprego e depois de 20 dias eu o perco. Vou para o Brasil para as festas de fim de ano e receber um pouco de carinho da minha família e amigos.
Janeiro eu volto para cá e arrumo emprego como PJ em Toronto! Começa outra vida de me mudar de cidade e abrir empresa. Sofro com o frio intenso de -39oC em Janeiro. Fico 1 mes na casa da Adriana, onde ela me deu hospedagem e eu a ajudei cuidar das crianças. Alugo apartamento aqui e me mudo de Ottawa.
Após entregar o apartamento e o Luiz resolver se mudar para o Canadá eu perco novamente o emprego por diretriz da empresa de cortar todos os PJs.
Começo a procurar de novo e começo a trabalhar novamente aqui em Toronto. Isso fazem 2 semanas e a vida segue com muitos desafios pela frente. Setembro volto a estudar inglês e vou fazer uma pós graduação na Universidade de Toronto sobre Análise de Negócios...
Tanta coisa para um ano ne? Eu aprendi e amadureci muito neste período, mas também foi bem difícil e doloroso. Ando cansado. Vamos ver como será daqui pra frente. Será que vou colher bons frutos deste esforço? Vai continuar valendo a pena? A felicidade está onde está seu coração. E onde está meu coração? Hoje tenho mais perguntas na cabeça do que respostas. Quem sabe as respostas começam a aparecer? Ou serão mais perguntas? Nossa, chega de colocar pontos de interrogação neste post que deveria ser informativo e não interrogativo. Quando eu tiver mais respostas eu apareço por aqui. Beijos a todos!

No comments: