Tuesday, August 23, 2011

E lá vai eu de novo para mais um desafio

Pois é meus amigos leitores, imigrar para o Canadá é um exercício diário de superação de desafios. Felizmente eu vim pra cá sabendo disso e esta perspectiva me agrada. Agora para este desafio novo eu mesmo me prontifiquei a enfrentar. A história de como tudo isso aconteceu é longa...
Na época que eu estava procurando trabalho após ter saído do BMO eu apliquei para várias vagas. Eu ja tinha a famigerada experiência canadense e usei a dica de um colega para sempre atualizar o currículo no site do Workopolis para ele (o currículo) sempre aparecer como um dos mais atuais no site. E foi o que aconteceu. Graças a Deus recebi várias ligações me oferecendo emprego, onde a maioria eram de empresas que selecionam para contratos com seus clientes. Mas como em todo o lugar as empresas sempre estão procurando a pessoa ideal com o perfeito perfil profissional. Logo a maioria dos contatos não davam em nada...
Após ter iniciado no meu trabalho atual eu recebo o contato de uma vaga de trabalho que eu tinha aplicado há um mês antes. O cara me fala todo entusiasmado: "Olá Fabricio! Aqui é Fulano, vc ainda tá interessado por aquela vaga?" Ai eu penso: "Nossa, que vaga é essa que nem lembro mais?" Ai eu pergunto qual era a vaga e ele diz para o Scotia Bank! Isso não resolveu muito, pois eu tinha aplicado para mais de uma vaga para este banco e realmente não lembrava... Ai a primeira coisa que me vem a cabeça é responder: "Sim, estou sim!" Ele pediu desculpas por ter demorado para contactar pois a gerente estava de férias e só retomou o processo de contratação naquele momento. Ele desligou e fiquei pensando que ele tinha ligado apenas para retomar contato e que não ia dar em nada essa vaga mais... Fiquei tentando lembrar que vaga era essa e resolvi procurar nos meus emails tentando encontrar detalhes sobre esta vaga. Encontrei a tal da vaga e era uma que pedia para falar espanhol e no momento eu disse que tinha nivel avançado no idioma, mesmo sem nunca ter estudado. Afinal quando se está desempregado a gente acaba dizendo que tem o que muitas vezes não temos! hahahah
Uns dois dias depois o rapaz me volta a ligar para marcar  uma entrevista com a gerente. Resolvi aceitar o convite sem compromisso, afinal eu já estava trabalhando e não ia passar numa entrevista onde a gerente era mexicana... Saí no meio da tarde do escritório para fazer esta entrevista. A mexicana era uma pessoa super simpática que começou a entrevista em ingles e depois mudou para o espanhol. Saí falando o que eu sabia e no final da entrevista eu pedi um feedback da língua, afinal eu nunca tinha estudado. Para a minha surpresa ela me disse que era "uper-intermediate" ou seja, quase avançado! Eu fiquei surpreso! Hahaha... Ela me disse para aguardar os próximos passos e no dia seguinte me ligam novamente para uma entrevista técnica.
Dei uma estudada nos termos técnicos em inglês para a entrevista, pois o assunto técnico eu já conheço há mais de 7 anos, inclusive lecionei em algumas disciplinas na faculdade. A entrevista foi super tranquila e fui aprovado com tranquilidade. Novamente no dia seguinte me ligam para uma entrevista com a Diretora, também mexicana e fiquei intrigado por estar indo longe neste processo.
Chego no local e recebo ligação do gerente da consultoria, dizendo que queria me conhecer, desejando boa sorte, etc. Nessa hora eles resolvem aparecer afinal o candidato deles está indo longe no processo seletivo. Esse povo é tudo igual... Mesma coisa no Brasil...
O cara só me atrapalhou pois quase cheguei atrasado para a entrevista. A diretora me recebe com bastante simpatia. Era uma mulher jovem, bonita e ja começa falando em espanhol e eu respodendo em ingles. Ai me toco que era pra responder tbem em espanhol e ela fica impressionada com a ótima qualidade do meu idioma, gostou quando disse que era mestre, que trabalhei num projeto semelhante ao dela, etc. No final ela me dá a resposta: FUI APROVADO!
Nem acreditei que uma vaga que participei do processo de forma descompromissada fosse me render a vaga! Ai começou a angustia de decidir se aceitava a proposta ou continuava no meu trabalho atual. Pensei, orei, pedi conselhos e decidi largar o certo pelo duvidoso. Ja fiz tanto isso na minha vida e resolvi repetir. Agora é torcer para que esta troca traga aquilo que busco pra minha carreira já muitos anos: Trabalhar numa grande empresa de um grande centro econômico mundial fora do Brasil. Cheguei aqui. Vamos lá!
A foto acima é do prédio da matriz do banco. Vou trabalhar num prédio pequeno bem ao lado...

5 comments:

Unknown said...

Parabéns meu amiguinho... Sabia que vc iria conseguir rapidinho! Boa sorte nesse seu novo desafio!

Leandro Batista said...

enFabricio,

Te conheço apenas via web, lendo seus post's. Tenho planos de ir morar no Canadá também. Em 2010 fiquei 40 dias estudando em Toronto e Montreal.

Em um dos seus post's você disse uma frase que tem muita verdade "A felicidade está onde seu coração".

Tenho 28 anos, casado há 10 e tenho um filho de 7 anos. Sou de TI também e desde criança tenho um sonho de morar em outro país. Agora que posso realizar esse sonho, fico na dúvida.

Posso dizer que sou muito feliz aqui no Brasil, mas quando penso no Canadá, parece que me falta algo. E quando fui para o Canadá me faltava muitas coisas daqui do Brasil.

Seus depoimentos tem me ajudado muito a reduzir essa "angustia" de ir ou não ir para o Canadá.

Parece que o dilema não tem fim...

Obrigado pelas coisas que vem escrevendo, quando leio vivo um pouco de suas experiências também...

Um grande abraço!

Adriana Cuellas said...

É isso aí amigo, perseverança! Você sabe que eu estou sempre aqui torcendo por você e eu sei que você estará aí, esperando minha chegada :-)

Beijos

Shirlei said...

orgulho de ter compartilhado contigo.

*Silvia* said...

nossa, só li o post hoje. Fiquei muito feliz por você!!!! bjos, Pinguim.