Friday, April 29, 2011

Estudar tanto e ainda não saber nada...

Para mim estar no Canadá é como se descolar de uma história que vivi e construi por mais de 30 anos. Todas as experiências da minha vida foram relacionadas a um meio que não estou mais em contato. Viver aqui é como fazer parte de um sonho, pois não parece ser real. Não cresci e nem estudei aqui para dizer que posso entender este meio.
Todas as noites sonho com pessoas da minha família e amigos. Para mim parece que o dia é o sonho e a noite é a realidade. Interessante é que eu sonho cada noite com uma pessoa diferente e sempre apenas uma pessoa. No sonho eu revivo alguma cena do meu passado distante ou recente. Provavelmente eu já sonhei com vc que está lendo agora, hahaha...
Quem me conhece há mais tempo sabe que sempre levei a sério os estudos e tenho uma boa memória para recordar muitas coisas que aprendi desde a época do ensino fundamental (na minha época era o primário, hehe).

Então vamos voltar nas disciplinas da escola:
1. Geografia: Aprendi quais são os Estados brasileiros e suas capitais (naquele tempo o Brasil tinha 3 terrórios, hahaha). Lembro de ter estudado sobre o clima do Brasil e sua vegetação, a população, densidade demográfica, tipos de povos, etc. Quem se lembra como é chamada a pessoa filha de negro com índio? Cafuso é a resposta, hahaha...
2. História: Estudei o Brasil colônia, o Brasil império, datas importantes que hoje são os feriados brasileiros, os presidentes, as revoluções, ditadura, diversas constituições e todos os demais acontecimentos em 500 anos de história. Alguem foi na exposição "Brasil 500 anos" no Ibirapuera em 2000? Nossa, essa exposição foi ótima... Esta semana estava lembrando do programa infantil Balão Mágico, onde vc mandava cartinhas para sortear alguma coisa que não me lembro o que era e tinha que responder na cartinha a pergunta: Quem descobriu o Brasil e quando. A Simoni sorteava uma carta, abria e lia a resposta assim: "Quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500. Ela acertooou!" Hahaha...
3. Portugues: Fui alfabetizado em português! Conjuguei muitos verbos, fiz muita análise sintática e morfológica das orações, li muitos livros da literatura brasileira, aprendi sobre folclore...
4. Outras matérias bem brasileiras: OSPB (Organização Social e Política do Brasil) e Educação Moral e Cívica onde lembro de ter decorado o hino nacional brasileiro.

Agora estou aqui no Canadá onde estas referências escolares só fazem sentido para mim e não mais para o meio em que vivo. Sou um a pessoa bem exigente comigo e sempre pude "entregar" as respostas das questões escolares para quem perguntasse até hoje. Mas são sei responder como foi a colonização do Canada, como funciona detalhadamente o sistema político, quais os grandes acontecimentos da história, a literatura canadense e seus grandes nomes e as questões do inglês! Quando a gente tem 4 anos no Brasil o desafio é pronunciar a palavra "paralelepípedo" agora aqui o desafio é pronunciar novamente as palavras igual a uma criança canadense de 4 anos!
Nós seres humanos competitivos sempre queremos nos diferenciar do outro por alguma habilidade que temos melhor que os demais. Todos nós temos alguma! Eu sempre pude me diferenciar pela memória e capacidade de aprendizado rápido na escola. Me orgulho de ter muito conhecimento armazenado que não é mais considerado diferencial aqui. Difícil para mim... Quem me conhece bem sabe disso...

Mas tudo bem, agora fica mais claro pra mim que tenho que nascer de novo aqui, igual um relato semelhante eu li num outro blog que falava sobre isso. Sim, vou ter que aprender muita coisa de novo e obviamente não terei o mesmo nível de cultura que tenho em relação a assuntos do Brasil. Vou ter que exercitar a tolerância e aceitar as limitações. Está sendo mais difícil do que eu pensava, mas tem que dar um pequeno passo dia após dia.
Vou ficar feliz no dia que eu assistir programa de humor canadense e achar a piada engraçada, ou curtir pra caramba o casamento real e todas as notícias relacionadas ao príncipe Willian e sua noiva Kate, hahaha

Porém tem uma disciplina da escola que é universal: a Matemática! Que alegria! Sempre fui bom nas ciências exatas e ela me garante o raciocínio lógico necessário para trabalhar na minha área de TI e produzir no mesmo nível dos demais colegas de trabalho! Viva a matemática!!!

2 comments:

Adriana Cuellas said...

Oie!
Amigo, pois é, vc sabe como somos parecidos né? Também tenho um baita medo de ser assim comigo tb (e sei que será).E pior é que nem sou boa em matemática, só em conhecimento de assuntos aleatórios....rsss

Beijos e saudades
Dri

*Silvia* said...

É a mais pura verdade, o Fabricius tem uma memória de elefante admirável. Você também sonhou com a Shirlei?Rs
bjos