Friday, April 15, 2011

Diferenças culturais - Parte II

Fonte: http://bridge-outsourcing.com
Faz tempo que estou para escrever este post sobre diferenças culturais novamente. Este é o tema que mais gosto de abordar, pois as diferenças aqui no Canadá são tão gritantes que impossível não incomodar, ainda mais para alguém como eu que sou tão observador e apaixonado por pessoas...
O melhor lugar para notar as diferenças é no escritório, onde temos que conviver com as diferenças sem evitá-las porque precisamos trabalhar em time. Há duas semanas atrás participei de um treinamento de 4 dias com toda a equipe e pude notar melhor as pessoas que trabalham comigo. No meu time tem 3 indianos, 2 chinesas, 1 mexicano, 1 filipina e mais 5canadenses natos incluindo meu chefe.
Aqui não podemos fazer as piadas que fazemos nos escritórios no Brasil porque pode ofender ou ninguém vai entender. Também temos que ouvir as piadas e fazer de conta que achamos graça. O negócio é sempre estar pisando em ovos... Tenho muitas histórias e situações vividas para contar que vou esquecer de contar todas!
Tem a história do indiano que pertence a casta mais alta da sociedade indiana e que se diz superior aos demais. Ele diz que ele fala bastante, mas sua fala tem conteúdo pois sua casta são dos sábios e das pessoas mais inteligentes. Os demais são inferiores, não tem a mesma sabedoria e nunca vão atingir o nível da casta dele. Diz também que concorda com casamentos arranjados pelos pais aos 6 anos de idade, pois se todos os casamentos fossem assim não teriam doenças como a aids no mundo. Obviamente não compartilho das mesmas opiniões mas respeito e entendo porque ele fala assim, pois faz parte da cultura dele, só isso...
Tem a chinesa que tem neurose por doença e o dia que eu estava com tosse ela se sentou longe de mim com medo de pegar doença, mesmo eu falando que era apenas uma tosse alérgica. Outro dia ela resolveu limpar a mesa dela com agua quente e limpou a minha que estava ao lado dela.
Tem alguns que tomam agua quente (como se fosse chá) o tempo todo. Tem a que vai trabalhar todos os dias com a mesma blusa verde e outra preta por cima com um buraco nos cotovelos de tão velha que a blusa está. Outra que tem os orgãos espelhados no corpo, ou seja, coração do lado direito, figado do lado esquerdo, etc...
Enfim, milhares de histórias interessantes e que fazem a gente reavaliar muitos dos nossos valores na vida e aumentar nossa flexibilidade e tolerância no mundo. Alguem já trabalhou numa empresa que tem um andar reservado para as pessoas orarem e se voltarem para Meca? Aqui tem...

1 comment:

Adriana Cuellas said...

Puxa, finalmente a Bell (ou era a Rogers) deu um jeito na sua internet!! Feliz de ver novos posts (são como as flores da primavera para mim!). Pois é amigo, acho que tolerância é a palavra que melhor define o Canadá...a gente estranha porque latino é mesmo muito passional, mas a chave para convivência pacífica é mesmo aprender a viver com as diferenças...e eu sempre me pergunto como é que a gente está sendo julgado pelos outros? o que será que pensam de nós?
Beijos
Dri