Monday, April 4, 2011

Estratégias de Negócios Canadenses

Fonte: http://shazeeye.com/
Fico muito irritado com as estrégias que as empresas tem aqui para vender produtos para seus clientes. O Brasil segue uma estratégia bem parecida, mas acho que as regras são mais claras logo no começo, ou seja, a gente ja sabe desde o início que aquilo que está sendo oferecido terá um custo para o cliente.
Vou citar o exemplo da academia de ginástica. Eu comprei um plano anual de academia onde eu pago muito mais barato que o Brasil (por volta de 45 dólares mensais) para uma qualidade equivalente de aparelhos das grandes redes de academia. Até aí estou saindo na vantagem.
O que a gente não está acostumado que os serviços aqui no Canadá são muito mais caros. Eles falaram que eu teria direito a instrução de como usar os aparelhos e uma conversa sobre meus objetivos para montar um plano de treino. Como tudo para mim é novo no Canada eu ja perguntei se iria ter custo e eles disseram que não. Eu claro que acreditei.
Marquei as orientações sobre como usar os aparelhos. Cheguei no horário marcado e uma moça de 1,30m de altura e com uma simpatia forçadíssima veio me ajudar. Chegamos nos aparelhos e ela falou: Esses são os aparelhos, vc tem alguma dúvida?
Eu pensei comigo: Eu não vim aqui para tirar dúvidas mas para ser orientado, pois eu estava a um passo atrás da dúvida ainda. Ai eu olhei os aparelhos, que felizmente são iguais ao que eu ja estava acostumado no Brasil e fui perguntando aqueles que eu poderia ter alguma dúvida. Enfim, total perda de tempo...
Depois marquei a sessão para falar sobre metas e objetivos. Tem custo? Eles disseram que não.
Cheguei hoje na hora marcada para esta sessão e o personal trainer, que se chama Carmelo (?), estava comendo uma carne tipo churrasco grego com arroz e parou para me atender com um bafo de alho danado.
Pegou uma folha e começou a perguntar varias coisas (tipo anamnese) por 30 minutos. Fiz uns testes de força e o resultado seria que eu precisava de um programa de Personal Trainer!
Montou um plano de um ano de personal trainer pra mim com 3 sessões por semana por apenas $52 dólares cada com este ótimo desconto! Façam as contas a fortuna que isso iria me sair...
Fiquei com muita raiva por ter ficado mais de uma hora na sala pra ele tentar me vender um plano caríssimo desses. Fiquei com raiva e falei que eu não achava que ele ia me oferecer plano de personal trainer e que eu não tava interessado. Ele falou que ia falar com o gerente para dar desconto. Eu falei que não queria desconto e que na verdade eu não tinha dinheiro reservado para pagar aquilo nem com desconto.
Enfim total perda de tempo de novo!
Por que eles fazem assim aqui? E a gente que é novo no país somos mais propensos a cair no conversa fiada. Ele saiu com a maior cara ruim. Também perdeu o tempo dele...
Vai meu protesto da qualidade dos serviços daqui. Caros e ruins...

No comments: