Sunday, August 15, 2010

Um pouco mais de Ottawa

Essa semana foi cheia de coisas pra ver, fazer, sentir, conhecer, perceber... Estamos na maratona de encontrar um imóvel para morar. Acho que encontramos, mas ainda tenho que mandar a proposta para o aluguel. Visitamos alguns apartamentos mas senti que os preços estão meio altos. Não quero alugar nada caro nesse começo de vida aqui. Afinal não tenho renda ainda. Se der certo o apartamento que estamos vendo eu escrevo falando os detalhes.
Fiz o teste para o LINC, que para quem não sabe, é um programa de ensino gratuito de linguas para os recém imigrados. Fui classificado com um nivel abaixo do meu nível de inglês real, mas fiquei sabendo que eles nivelam por baixo mesmo pra depois vc se adaptar e mudar para o nível real. Participei também de uma palestra sobre um programa de ingles para profissionais de TI formados no exterior. Parece ser bem interessante e vou me inscrever.
Quanto a cidade, este domingo está chovendo pra caramba, então acabamos não saindo do hotel, mas a semana foi de muito calor e sol. A cidade é muuuito tranquila. Será que sei viver numa cidade tão tranquila assim? Estou sentindo isso agora. Se no verão estou me sentindo já entediado, como será no inverno? Será que vou me adaptar ou vou me mudar para uma cidade maior como Montreal?
Então por que escolhi Ottawa? Foi um trabalho de pesquisa de alguns meses e seguindo alguns critérios, como:
1. Tem muitos empregos em TI para mim e saúde para o Luiz;
2. Cidade bilíngue. Bom para mim e para o Luiz. Mas estamos descobrindo que não é bem assim este bilinguismo não. O povo aqui fala muito mais ingles que frances no geral;
3. Impostos e serviços. Ontário tem menores impostos e melhores serviços que Quebec, pelo menos é o que as pesquisas dizem;
4. Qualidade de vida! Ahn, a cidade foi eleita a melhor do Canada para se morar, avaliando indicadores de violência, moradia, qualidade do ar, trânsito, moradia, salários. Sim, esta cidade tira realmente nota 10 em todos estes quesitos.
Mas vamos morar mesmo assim aqui? Não tenho a resposta! Vai depender se eu vou arrumar emprego aqui. E se aparece algo em Montreal ou Toronto? Eu recebi contato para vagas em Toronto já... A resposta para todas estas perguntas vou deixar na mão de Deus...

No comments: